A importância da educação no esporte

"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar."
Paulo Freire
Ontem, a tarde foi repleta de informação, "cases" e recordações.
Recordações, pois minha primeira formação profissional foi o magistério, área onde atuei por alguns anos e que proporcionou a mim a realização da formação acadêmica, possibilitando, com o meu salário na época, o pagamento dos meus três primeiros anos da formação em Psicologia, quando então iniciei minha experiência profissional, ainda no 3 ano da faculdade, em Psicologia Organizacional.
O evento de ontem foi promovido pela CBF Social, Webinar Educação em Tempos de Isolamento Social: um olhar pedagógico, com pedagogos de diversos clubes de futebol onde apresentaram seus trabalhos através de "cases" e suas visões sobre a importância da educação para os atletas do futebol. Trocas riquíssimas de projetos incríveis!
O ponto unânime foi que ""estudar deve ser o plano A, sempre. E falar, pelo menos, mais um idioma.
Em um dos encontros que faço com os alunos-atletas da Spirit of Football Brasil, fui questionada sobre a importância e necessidade de estudar quando se tem como objetivo ser um atleta de futebol profissional, de alto rendimento. E o que discutimos foi parte comentada no evento de ontem, e aproveito para divulgar aqui um pouco da minha visão sobre esse assunto atrelado a algumas visões colocadas ontem durante o evento.
Algumas competências que podem agregar ao perfil do atleta:
- Inteligência emocional.
- Capacidade de interpretar orientações técnicas.
- Entender a estratégia do jogo.
- Raciocínio lógico para efetuar uma jogada com melhor resultado.
- Percepção de tempo, espaço e velocidade.
- Trabalhar em equipe.
- Capacidade de tomada de decisão.
- Habilidade de comunicação assertiva e não-violenta (CNV).
- Capacidade de estar no aqui e agora (presente)
- Capacidade de compreender as regras do futebol.
- Habilidade de negociação.
Entre tantas outras possíveis competências, cito as acima para trazer à consciência a importância dos estudos, pois essas competências podem ser desenvolvidas através de prática e estudos.
"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram."
Jean Piaget
Bons estudos!
Tathiana M. Neder
Coaching4Action